quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Comparando one-shots de Eiichiro Oda e Akira Toriyama

Neste post aqui vou comparar a obra Wanted de Eiichiro Oda com a obra Katsura/Akira de Akira Toriyama e Masakazu Katsura (eu queria ter usado o Marusaku do Toriyama, mas não dá tempo hábil de adquirir nenhum dos volumes, que apesar de serem muito bons, já li eles a muito tempo atrás, não batem com a categoria one-shot da qual esse post trata).
Primeiramente farei um micro review de ambas as obras e depois partirei para as comparações.
Wanted por Eiichiro Oda:
Observar alguns dos primeiros trabalhos de autoria própria do pai de One Piece é algo realmente interessante, desde o seu estilo que sempre foi puxado para expressões exageradas até seu fascínio por piratas, espadachins e pessoas com poderes de deuses (ou demônios).
O desenvolvimento de cada uma das histórias é super animada e recheada de reviravoltas que garantem pelo menos uma ou duas risadas do leitor.
Fora Romance Dawn minha outra história favorita foi Um Presente Inesperado de Deus.
Katsura/Akira de Akira Toriyama e de Masakuzu Katsura:
Sendo essa uma obra mais recente do mestre Toriyama em parceria com o talentoso desenhista Katsura você pode pensar que seria injusto comparar os trabalhos iniciais de um com um mais novo de outro, mas discordo disso, pois nesse volume podemos ver a evolução que o pai de Dragon Ball teve após todos esses anos. Fico feliz em ver que Toriyama gostou mesmo da forma com que Katsura reproduziu suas idéias e personagens. As histórias aqui estão completamente fora desse mundo! (haha) Mostrando que o mestre AkiTo vai longe e além para nos trazer algumas das histórias mais legais que vi esse ano.
Minha história favorita foi Jiya.
Agora sim vou para a comparação, em vista que não irei entrar nos mínimos detalhes que engloba a disputa que muitos fãs entram aonde se discute qual dos dois é o melhor mangáka, quero apenas comparar as obras.
Em categoria de desenho, ambas estão par-a-par, sendo que as duas exploram vários tipos de cenários e pessoas (ETs, samurais, monges e garotas colegiais de pequenas cidades por exemplo). O ritmo que os volumes seguem são diferenciados, já que Wanted é uma coletânea com vários one-shots mais curtos reunidos, contra o Katsura/Akira que tem apenas duas histórias, portanto tem um tempo e espaço maior para desenvolver cada uma.
E agora o quesito que eu mais queria falar, aquele que me compeliu a escrever este post, o humor, ambos os volumes são muito engraçados, porém o que diferencia eles é que enquanto o Oda põe quase piada atrás de piada, consequentemente fazendo com que você acabe rindo de alguma delas, o Toriyama trabalha mais na piada, resultando numa piada com um resultado hilário!
Enfim, ambas os mangás são muito bons e quem puder comprar não vai se arrepender!

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário